Estamos em recesso até dia 6 de janeiro de 2025. Em 2025 estaremos a disposição para cuidar de você e da sua saúde. Desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
O lúpus eritematoso cutâneo é uma doença autoimune que afeta a pele, sendo causada por uma resposta imunológica alterada. Pode ocorrer isoladamente ou ser uma manifestação do lúpus eritematoso sistêmico (LES), afetando outros órgãos. O lúpus cutâneo tem formas diferentes de apresentação e se classifica em: agudo, subagudo, intermitente (túmido) e crônico. O crônico na forma discoide é o mais frequente.
Tipos de Lúpus eritematoso cutâneo e sintomas
Lúpus eritematoso intermitente túmido:��
Lesões elevadas, vermelhas e com pouca descamação, frequentemente desencadeadas pela exposição solar.
O diagnóstico é feito por um dermatologista especializado, que realizará:
O dermatologista também pode recomendar a avaliação de um reumatologista ou clínico geral, caso haja suspeita de comprometimento de articulações ou outros órgãos.
Tratamento do lúpus eritematoso cutâneo e acompanhamento:
O lúpus eritematoso cutâneo é uma doença crônica, mas os sintomas podem ser controlados, e a remissão pode ser alcançada por períodos prolongados. O tratamento tem como objetivos principais:
Estratégias de tratamento:
Cuidados complementares:
Hábitos de vida saudáveis podem contribuir para o controle da doença e melhorar a qualidade de vida:
O lúpus eritematoso cutâneo pode ser controlado com o tratamento adequado, monitoramento contínuo e mudanças de estilo de vida. Os dermatologistas do CEIDERM estão preparados e à disposição para acolher e acompanhar estes pacientes.
Atendimento integral, humanizado e personalizado em Imunodermatologia, Dermatologia Clínica, Dermatologia Cirúrgica e Oncologia Cutânea