Estamos em recesso até dia 6 de janeiro de 2025. Em 2025 estaremos a disposição para cuidar de você e da sua saúde. Desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Hidradenite Supurativa

Saiba mais

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, que se origina na unidade folicular popularmente conhecida como a raiz do pelo. Não é uma doença infecciosa ou contagiosa. Acomete preferencialmente axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea. Geralmente, se manifesta após a puberdade, sendo mais frequente entre os 20 e 40 anos. Apesar de a hidradenite supurativa ser mais comum entre as mulheres, homens também podem desenvolver a doença.

A hidradenite supurativa surge pela combinação de três fatores: predisposição genética, gatilhos que disparam as crises e inflamação. Um terço dos pacientes têm histórico familiar da doença.

Os principais fatores desencadeadores são tabagismo, obesidade, estresse e tudo que causa atrito nas áreas onde há lesão. Fatores hormonais também podem estar envolvidos.

Em pacientes que têm predisposição genética, o folículo piloso fica obstruído e inflamado, por motivos ainda não claramente estabelecidos pela Medicina. A partir disso, forma-se um nódulo doloroso, que dispara uma cascata inflamatória. Células de nosso sistema imune e substâncias inflamatórias invadem essa área. A lesão evolui para um abscesso que estoura e emerge para a superfície da pele. No entanto, pode estourar por debaixo também. Assim, vão se formando “túneis subcutâneos” que se comunicam, fazendo com que a doença progrida para estágios mais graves. No interior dos “túneis subcutâneos”, forma-se um material que se chama biofilm, que atrai cada vez mais inflamação.

Quais os sintomas da hidradenite supurativa?

A hidradenite supurativa se caracteriza pelo surgimento de lesões inflamadas, como nódulos ou caroços, que podem evoluir com abertura e drenagem de pus. Estes nódulos tendem a persistir, de modo que uma mesma lesão pode inflamar e desinflamar várias vezes no mesmo local. Com o tempo, vão surgindo novas lesões, ao lado das antigas, deixando cicatrizes.

As lesões podem ser muito dolorosas e a constante eliminação de pus pode causar mau odor e manchar as roupas. Já as cicatrizes podem dificultar a movimentação dos braços e coxas, por exemplo.

Qual o impacto da hidradenite supurativa na qualidade de vida?

A dor, a aparência e drenagem do pus que causa mau odor e mancha as roupas podem ter um impacto muito negativo na qualidade de vida dos pacientes. Estes sofrem com frequência de depressão, ansiedade, isolamento e bullying.

Os pacientes de hidradenite supurativa frequentemente demoram muito para consultar um especialista e iniciar o tratamento correto, o que poderia evitar o agravamento do quadro. Com frequência, pacientes procuram o pronto-socorro quando os nódulos estão muito inflamados, e recebem tratamento com antibióticos. No entanto, a origem da doença permanece sem tratamento e o quadro continua a evoluir. É fundamental que estes pacientes sejam encaminhados para o dermatologista.

Tratamentos

Os tratamentos serão escolhidos em conjunto com o paciente, conforme o tipo, a extensão e a gravidade das lesões. Entre as opções mais comuns estão:

  • Medicamentos tópicos: uso de antissépticos para limpeza e de antibióticos para reduzir a inflamação e controlar infecções.
  • Medicamentos sistêmicos e corticosteroides.
  • Tratamentos a laser ajudam a diminuir os pelos da região e a inflamação, reduzindo a formação de novos abscessos.
  • Medicamentos imunobiológicos.
  • Cirurgia para casos graves ou persistentes ou tratamento de fibroses e cicatrizes.
  • Analgésicos para casos de dor intensa.

O corpo clínico do CEIDERM trabalha em rede com uma equipe multidisciplinar para abraçar o paciente, efetuar um tratamento personalizado e acompanhá-lo em sua jornada. O objetivo é implementar mudanças de estilo de vida para evitar os fatores gatilhos, indicar um tratamento assertivo para controlar os surtos, controlar a dor e prevenir a progressão e o agravamento da doença.

Vale destacar que o paciente é um ator muito importante no tratamento. Mudanças de estilo de vida fazem toda a diferença. Tabagismo e obesidade são fatores gatilhos que aumentam a inflamação. Parar de fumar (incluindo cigarros eletrônicos e vaping), praticar atividade física e manter uma alimentação equilibrada são fundamentais. Por esta razão, quando necessário, os pacientes devem ser acompanhados por programas antitabagismo, médico endocrinologista e nutricionista. Em alguns casos, é importante ter um acompanhamento por um profissional da saúde mental.

Os profissionais do CEIDERM estão preparados para, em parceria com o paciente, desenvolver um tratamento personalizado para hidradenite supurativa que atenda às particularidades e necessidades de cada caso. Com uma abordagem integrada, nossos especialistas estão prontos para atuar em rede com outras áreas médicas e de saúde, realizando encaminhamentos ou colaborando diretamente com outros profissionais, sempre que necessário, para garantir um atendimento completo e eficaz.

plugins premium WordPress